Todos os colaboradores que irão participar neste projeto tiveram a
oportunidade de participar numa pequena ação de formação promovida pela
Universidade do Minho.
A ação permitiu a todos os participantes uma maior contextualização
acerca do território timorense e aprofundar conhecimentos acerca do sistema
educativo do território.
Em relação a esta última situação (sistema educativo de Timor
Leste) a ação foi muito profícua, tendo obtido um conjunto de informações muito
pertinentes.
Cópia "fiel" do sistema educativo português (exceto a
acreditação do ensino superior), o sistema educativo de Timor Leste, sofreu uma
grande evolução aquando da vigência do IV Governo (2007-2012), tendo havido
muita produção legislativa, originado um quadro legislativo perfeito. Dentre os
vários documentos produzidos, foi aprovada em Outubro de 2008 a lei de bases da
educação, cuja estrutura é igual ao modelo português. Contudo, contrariamente
ao quadro legislativo, e “perfeição” do ponto de vista prático está longe de
ser alcançada, uma vez que existem inúmeros problemas a nível da implementação
(no terreno) do referido sistema.
Para tal, tem havido um enorme esforço por parte do Governo e
Timor Leste um em promover o acesso ao ensino básico a todas as crianças, acções
que promovam a formação dos professores, acções de recuperação de espaços
escolares, entre outras.
No que refere aos constrangimentos da implementação do sistema,
existem problemas de mobilidade uma vez a deslocação no território não é fácil
devido às condições geográficas (terreno montanhoso) e à inexistência de vias
de comunicação adequadas.
A formação de base dos professores do ensino básico, na sua
maioria, corresponde ao 4.º ano de escolaridade. Setenta e cinco por cento dos
professores do ensino básico e secundário não têm qualificação mínima para
lecionar.
Por outro lado, embora uma das línguas oficiais seja o português,
muitos professores não dominam a respetiva língua, sendo a comunicação em
tétum, e/ou nos inúmeros dialetos locais.
Enfim…
inúmeros constrangimentos que eu, enquanto agente de cooperação, espero contribuir para que sejam debelados.
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